Absentismo - Módulo 4

1. PRINCIPAIS RAZÕES

1.3. ESCALAS DE ABSENTISMO

- ‘School Refusal Assessment Scale - Revised’ (SRAS-R). Kearney and Silverman

(1990)

É um instrumento desenvolvido por Kearney. C, and Silverman. W para identificar as variáveis que propiciam os comportamentos de recusa da escola, incluindo as dimensões de reforço positivo ou negativo. Consiste de 24 perguntas que medem a frequência com que as crianças experimentam comportamentos relacionados com a vivencia escolar. Demora 10 minutos e é aplicado a crianças com 5 ou mais anos.

 

- ‘Emotionally-Based School Refusal’ (EBSR). West Sussex County Council Educational Psychology Service (2004)

Não é em si uma escala de absentismo, mas antes uma lista de fatores que indicam que uma criança está em risco de desenvolver uma recusa da escola com base nas emoções.  Esta lista é baseada na experiência de cuidadores e de investigadores. Esta lista pode ser utilizada como indicativa, e está especialmente indicada para o absentismo nas fases de transição escolar.

Os jovens que se apresentam com uma recusa da escola com base nas emoções mostram uma sensibilidade aumentada às experiências escolares que não conseguem controlar. A sua ansiedade pode afetar o desempenho, a frequência e o contacto social na escola e pode levar a medo e isolamento das atividades sociais fora da escola e mesmo dentro da família.

 

- School Non-Attendance ChecKlist (SNACK). Heyne et al. (2019).

É um instrumento breve em linha com a necessidade de medidas pragmáticas. Há 14 possíveis respostas responsáveis pelo absentismo divididas em: absentismo não problemático, recusa escolar, gazeta, abandono escolar e exclusão escolar, deixando em abertos itens para outros motivos. A escala SNACK não aponta para intervenções específicas do mesmo modo que a escala SRAS. Para os cuidadores a função predominante da escala SNACK é suportar a identificação correta dos problemas de frequência escolar num determinado caso, facilitando uma avaliação mais focada, suportando em cada caso a conceptualização e a intervenção.