Estratégias de Intervenção em PEA: Competências a trabalhar para prevenir o absentismo e o insucesso escolar - Módulo 3

5. FOCAGEM NOS PONTOS FORTES

5.1. PONTOS FORTES ASSINALÁVEIS EM ESTUDANTES COM PEA

A avaliação com base nos pontos fortes (SBA – strength based assessment), que tem sido usada no trabalho com crianças com perturbações comportamentais ligeiras, pode também ser válida para indivíduos com PEA. A avaliação SBA propõe um método para identificar os pontos fortes pessoais, familiares e do contexto mais lato, e pode ser um útil complemento dos protocolos de avaliação, porque fornece informação específica sobre itens que pode ser incorporada nas intervenções. Além disso, a avaliação SBA tem o potencial de afetar as atitudes e crenças dos pais e educadores envolvidos na avaliação, criando maior esperança quanto à capacidade de a criança funcionar bem e contribuindo para uma ligação mais forte entre o avaliador, a criança e a sua família. 

Aumentará a motivação e o sucesso na aprendizagem. Há um corpus crescente de investigação que confirma a manifestação de talentos específicos no autismo, mas também que esses talentos existentes passam muitas vezes despercebidos, não havendo quase referências ou modelos focados na educação desses estudantes a partir dos seus pontos fortes e potencialidades, e não das suas fraquezas.


- Alguns pontos fortes assinaláveis seriam:

  • Grande atenção ao detalhe

  • Comunicação honesta e direta: tendência para a franqueza sem fazer juízos

  • Progressão a partir de rotinas

  • Seguir regras num sentido restrito

  • Adoram padrões e a previsibilidade 

  • Conhecimento extensivo sobre tópicos que lhes interessam: geralmente, têm um elevado grau de motivação em tópicos e atividades que lhes interessam. 

  • Excelentes capacidades de memória: especialmente para factos e números.

  • Pensamento lógico e independente: capacidade de trazer uma abordagem inovadora à resolução de problemas

  • Aprendizagem visual: capacidade de olhar para as partes de um todo e focar-se em pequenos detalhes e padrões. Normalmente, usam pequenas notas escritas, fotos, planos e diagramas visuais para melhorar a sua aprendizagem.

  • Aptidões excecionais em artes criativas, como a Arte e a Música

  • Tendência para um forte sentido de lealdade nos relacionamentos sociais.


Podem ser exibidas capacidades específicas nas seguintes áreas ou domínios: memória; hiperlexia (capacidade excecional de ler, soletrar e escrever); arte; música; habilidade mecânica ou espacial; cálculo de calendário; cálculo matemático; sensibilidade sensorial; desempenho atlético; e habilidade informática. Estas capacidades podem ser notáveis, em contraste com a inaptidão do autismo.

A literatura existente sublinha a importância de usar abordagens de ensino que incentivem os estudantes a explorar as intersecções e limites partilhados por diferentes disciplinas, promovendo assim a cooperação entre participantes e talentos, compreendida como a capacidade de colocar questões e desenvolver novas soluções.

Neste sentido, a aprendizagem baseada no projeto envolve o desenvolvimento de um produto final que justifica e dá sentido à aprendizagem. A seleção de um tal produto envolve desenvolver a negociação, a comunicação, a tomada de decisão, a resolução de problemas, e capacidades de estruturação e planeamento entre grupos de estudantes. A autonomia dos participantes na regulação do seu próprio trabalho é a base para o desenvolvimento de uma aprendizagem significante. 

O professor representa apenas um guia ou uma figura de suporte para o seu processo de aprendizagem, fornecendo-lhes ferramentas para procurarem soluções. Assim, cada sessão encoraja o desenvolvimento de questões e interesse, expondo os estudantes a estímulos por responder que aumentam o seu interesse e vontade de aprender sobre conceitos fundamentais… Neste sentido, a aprendizagem é eminentemente prática e tangível, tendo em conta as características essenciais do processamento da informação que têm os estudantes com autismo.