Estratégias de Intervenção em PEA: Competências a trabalhar para prevenir o absentismo e o insucesso escolar - Módulo 3

1. ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS

1.2. ESTRATÉGICAS ESPECÍFICAS EFICAZES PARA ESTUDANTES COM PEA

- Círculo de confiança: 

Trata-se de uma atividade para ensinar de uma forma explícita e personalizada os diferentes tipos de relações pessoais que existem. É importante fazê-lo visualmente para um melhor entendimento e poder trabalhar, assim, com exemplos de comportamentos excessivos ou demasiado conservadores ou mesmo comportamentos apropriados e inapropriados em público e em privado.

Por exemplo, para ajudar a identificar com quem falar ou não de problemas de saúde. Desta forma, podem ser estabelecidos diferentes níveis de apoio e de intimidade.


- Guiões sociais e histórias sociais:

As histórias sociais são uma ferramenta de trabalho muito eficaz para estudantes com PEA, por exemplo, quando vemos que eles não compreendem uma situação. A ideia que nos vem muitas vezes à mente é que isso é um sinal de alerta de que eles não querem fazer o que lhes é pedido, mas normalmente há uma interpretação bastante mais correta e que é que eles não compreenderam alguma coisa, e não tendo a capacidade de pedir ajuda interiorizada, têm dificuldade em dissipar as dúvidas que surgiram e, por essa razão, mostram por vezes esse comportamento.

Os guiões sociais ou histórias sociais são narrativas curtas, acompanhadas de suporte visual, que explicam a informação do contexto e as regras de conduta de uma situação social específica. Incluem informação importante sobre porque acontece, a quem se refere e exatamente como o seu protagonista deve atuar.

- Ensinar regras básicas ao estudante com PEA:

A cada ano, quando a escola começa, pode ser difícil gerir a quantidade de informação nova e importante que há a considerar: os nomes de novos professores, pessoas de referência, locais importantes ou de referência da escola, datas importantes, instruções, regras, condutas...

Como tal, na transição entre o primeiro e o segundo ciclo, é ainda mais importante considerar estratégias que possam ajudar a gerir a ansiedade que o excesso de informação pode causar a estudantes com PEA.